Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Perossi
Perossi
Perossi

BEM VINDO À PEROSSI

fachada.png

A EMPRESA

A PEROSSI ASSESSORIA iniciou as suas atividades em Junho de 1986, na cidade de Catanduva, fundada por Ivo Perossi, a partir do desejo de ter seu próprio empreendimento.
Ivo Perossi foi pioneiro em automatizar a prestação de serviços contábeis na região, a fim de oferecer o que tinha de mais moderno e eficiente na gestão contábil.
Ivo formou-se em Administração de Empresas, Técnico em Ciências Contábeis e Advocacia, onde conseguiu reunir suas formações para prestar um serviço diferenciado ao cliente.
O setor tributário é sua especialidade, e para agregar ainda mais valor ao atendimento prestado, complementou sua experiência com formação em pós-graduação na área.


NOSSA HISTÓRIA

Em 2006, com a chegada de Rodrigo Perossi, engenheiro e advogado, a PEROSSI ASSESSORIA ganha, com sua experiência, a implantação do mais moderno software de gestão para melhor atender seus clientes.
Em 2013, Fabiana Perossi, administradora de empresas e contadora, conquista seu espaço na empresa, acrescentando ao grupo Perossi seu conhecimento na gestão de processos e pessoas.
Em 2014, a empresa ganha um novo endereço, com estrutura moderna de trabalho, tecnologia de ultima geração e com uma equipe altamente qualificada.
Ética, seriedade e responsabilidade resumem os objetivos da PEROSSI ASSESSORIA.

nossa-historia.png
Todo empresário sabe — ou acaba descobrindo, mais cedo ou mais tarde — que a lei brasileira é bastante rígida com as pessoas jurídicas. Não basta pagar seus tributos da forma correta, também é preciso guardar os documentos da empresa por um período determinado a fim de evitar complicações posteriores.

Se você se pergunta “Por quanto tempo devo guardar documentos da empresa?”, preste atenção nas informações que separamos neste post para te ajudar a manter a papelada organizada.

A razão do arquivamento dos documentos

Guardar os documentos da sua empresa é importante por uma simples razão: quem não toma essa medida corre o risco de ter que pagar novamente uma conta que já foi quitada.

A lógica é simples: se a organização não puder comprovar um pagamento para o Fisco, será obrigada a pagar novamente o tributo. O pior de tudo é que esse pagamento é acrescido de multa (de até 20% do valor devido) e de juros da taxa Selic.

Os documentos e o tempo que eles devem ficar guardados

De acordo com a legislação brasileira, os documentos legais e contábeis das empresas devem ficar arquivados por, pelo menos, 5 anos. Em razão disso, fizemos uma lista dos documentos mais importantes para uma empresa que devem ser guardados a fim de uma possível comprovação de pagamento:

  • Notas fiscais e recibos
  • Imposto de Renda
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
  • Livros fiscais
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)
  • Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS)
  • Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)
  • Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF)
  • Declarações DIPJ, DCTF, DACON
  • Guia de Informação e Apuração ICMS (GIA)
  • Declaração de Ajuste Anual – IRPF e deduções

As formas de guardar os documentos

Os documentos não precisam, necessariamente, ser guardados em arquivos físicos. É possível escaneá-los e organizar tudo em arquivos digitais. Esses arquivos podem ser salvos em computadores, em mídias físicas (como pen drives, CDs, DVDs ou HDs externos) ou mesmo na nuvem (por meio da utilização de plataformas de compartilhamento de arquivos como o Google Drive, por exemplo). Além de oferecer mais segurança, a digitalização facilita a busca por um documento quando necessário.

Existe ainda a possibilidade de usar ferramentas profissionais ou contratar serviços de empresas responsáveis pela organização e pela guarda de documentos. Esse tipo de serviço é indicado para empresários que possuem documentos ou arquivos que precisam ser consultados e administrados de forma organizada e sigilosa.

Respeitar o tempo de guarda de documentos fiscais, além de ser extremamente importante para a empresa, é obrigatório. Por isso, separe os seus documentos, escolha a melhor forma de arquivá-los e mantenha tudo sempre bem organizado. Assim, você evita que a sua empresa seja acionada por possível sonegação de impostos.

Guardar os documentos do seu negócio também evita problemas como descontroles contábeis, equívocos estratégicos e cobranças indevidas.

Ficou interessado no conteúdo deste post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades relacionadas ao gerenciamento de empresas.

Matéria: SAGE Blog

Blog

Receita Federal e Fiscos Estaduais iniciam fiscalização conjunta

A ação terá foco nas empresas notificadas pelo Alerta do Simples Nacional 3 de 2016. Expectativa é de uma recuperação de R$ 130 milhões em tributos sonegados

Simples Nacional – Comunicado de Exclusão de Ofício do regime - 2016

As empresas optantes pelo Simples Nacional começarão a partir do dia 26 deste mês (26/09/2016) receber Comunicado de Exclusão do regime. Comunicado da Receita Federal – “Exclusão de Ofício de Pessoas Jurídicas do Simples Nacional” ocorre todo ano.

Justiça suspende regime especial de punição aplicado pelo fisco paulista

Ao julgar o caso, magistrada decidiu conceder uma liminar favorável à empresa por observar a situação econômica enfrentada hoje no País e também o princípio de preservação do negócio

Regularização de ativos no exterior

O Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) instituído pela Lei nº 13.254, de 13 de janeiro de 2016 e regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.627, de 11 de março de 2016 tem como objetivo permitir a declaração voluntária de recursos...

Por quanto tempo e de que maneira devo arquivar documentos na empresa?

Todo empresário sabe — ou acaba descobrindo, mais cedo ou mais tarde — que a lei brasileira é bastante rígida com as pessoas jurídicas. Não basta pagar seus tributos...

Novo Código Comercial poderá trazer prejuízos bilionários

Estudo do Insper estima em R$ 182 bilhões os gastos com o aumento da burocracia, judicialização e insegurança jurídica, caso a proposta, que tramita no Congresso, seja aprovada.

Alterado pelo Confaz lista de itens na substituição tributária

As listas de produtos sobre os quais incide o ICMS por substituição tributária (ST) foram alteradas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O regime faz com...

Localização

R: Alagoas, 549 - Centro

CEP 15801-310

Catanduva - SP

Contato

  • (17) 3525-5200
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Newsletter

Nome:
Email: